Pular para o conteúdo principal

Dom Perignon by Marcelo Sava



O vinho Dom Pérignon é produzido pela casa francesa Moët et Chandon. O nome vem do monge beneditino Dom Pérignon que desenvolveu o método de vinificação da bebida chamado "método champenoise". É-lhe atribuida muitas vezes, erradamente, a invenção deste método, mas na verdade o que Dom Pérignon fez foi desenvolvê-lo permitindo "poupar" as garrafas que anteriormente rebentavam em grande quantidade devido à segunda fermentação que ocorre dentro delas.




O Dom Pérignon foi o primeiro champanhe cuvée ("safrado"), o que lhe deu enorme prestígio. A primeira vintage de Dom Pérignon foi a de 1921 e somente colocada à venda em 1936, depois da Grande Depressão de 1929[carece de fontes?]. O champanhe cuvée ou vintage significa que ele foi produzido com as melhores uvas de um ano (safra) especialmente bom o que lhe dá uma característica especial sobre os demais champanhes: a estampa do ano (safra) no rótulo. Por essa razão é que não existem champagnes vintage todos os anos como acontece com os vinhos não efervescentes. A maioria dos champanhes, por outro lado, são produzidos por uma mistura de uvas colhidas em anos diferentes.

Desde 1996, Richard Geoffroy é o enólogo responsável pela produção do Dom Pérignon;

São produzidas cerca de 5 milhões de garrafas de cada vintage. Ele é feito com a mistura de 55% de uvas chardonnay e 40%pinot noir, com dosagem de 7 g/l açúcar.


                        Campanha de 2008 que a Dom Pérignon fez com Karl Lagerfeld e Claudia Schiffer.


                                                                      Moët & Chandon

A Maison Moët & Chandon é uma produtora de vinhos espumantes do tipo champagne, fundada em 1743. A vinícola pertence hoje em dia ao grupo LVMH, o maior produtor de artigos de luxo do mundo




A Maison Moët & Chandon é uma das maiores produtoras de champagne do mundo. A "Casa" possui hoje cerca de 1.500 acres (6 km²) de vinhedos e anualmente produz dois milhões de caixas de champagne. Em 1962 ela foi a primeira produtora listada na Bolsa de Valores da França.companhia está sediada na cidade de Épernay, França. Em 1743, Claude Moët começou a entregar os vinhos da região de Champagne em Paris. O reinado de Luis XV coincidiu com um grande aumento da demanda de vinhos efervescentes. Moët expandiu rapidamente e, pelo final do século XVIII, já estava exportando a bebida para toda a Europa e Estados Unidos. Seu neto, Jean-Rémy Moët, levou a "Casa" para uma clientela de elite como Thomas Jefferson e Napoleão Bonaparte. O nome Chandon foi adicionado à companhia quando Jean-Rémy Moët deu a metade da companhia a seu genro Pierre-Gabriel Chandon de Briailles em 1832, e a outra metade a seu filho, Victor Moët.



Depois da introdução do conceito de um champanhe de vintage em 1840, Moët introduziu no mercado seu primeiro vintage em 1842[carece de fontes?]. Seu tipo Imperial Brut foi introduzido nos anos 1860. Sua etiqueta mais conhecida, os Dom Perignon, é em homenagem ao monge beneditino conhecido como o “pai de Champagne”.

A Maison Moët & Chandon fundiu-se com o Hennessy, de Cognac, em 1971 e com a Louis Vuitton em 1987 para transformar-se LVMH (Louis-Vuitton-Moët-Hennessy), o maior grupo de artigos de luxo do mundo, com vendas da ordem de 16 bilhões de euros em 2004. A Moët & Chandon é a fornecedora oficial de champanhe à rainha Elizabeth II.

Em 2006, a companhia produziu uma edição limitada de Moët & Chandon Brut Impérial em que a garrafa foi decorada com cristais Swarovski.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ANIVERSÁRIO DE CAIO SALVADORI FESTA EM RESIDÊNCIA PARTICULAR

Convite de casamento Luxo

Se realmente desejam um convite de casamento de luxo e com muita exclusividade, podem apostar em revestimentos a folha de ouro. O  dourado é conhecido por ser associado ao luxo e à riqueza,  não tem como errar. Um detalhe importante para o convite de luxo, o monograma ele representa as iniciais dos nomes dos noivos , pode ter várias formatações de acordo com o estilo dos noivos e poderá ser usado em outros detalhes da cerimonia . A caligrafia ou estilo de escrita  defini o nível de distinção do convite. Quanto mais trabalhada, naturalmente mais chique se espera que seja o casamento. No entanto, ao escolher uma caligrafia, certifique-se de que ela é facilmente legível. Atualmente, existem ainda vários profissionais que trabalham com caligrafia manual, o ideal para um convite exclusivo. Não esqueça de anexar um pequeno cartão de RSVP. RSVP é a abreviatura de Répondez S'il Vous Plaît , expressão francesa que significa "Responda por...

Renata Scherdien comemorou seus 15 anos na CICS | Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoas , com a familia e amigos . Luz de velas e champanhe, uma noite elegante e alegre. A festa contou com a presença de empresários e o prefeito de Canoas Jairo Jorge e sua mulher Thais Pena . A debutante usou dois modelos de vestido assinados pela estilista Adriana Kavietz , o primeiro um vestido longo rosa cha e para a balada um mini branco , a mesa de doces foi assinada pela Detalhes .

                                    Acompanhada do primo Leonardo Salvadori .            Acompanhada da primeira  dama de Canoas  Thais Pena e o prefeito  Jairo Jorge.                                   O casal Caio e Simone Salvadori tios da debutante .                       O casal Luis Carlos e Fluvia  Scherdien , comemoram a data com filha .            ...